Qualidade de vida: sobrecarga e depressão entre cuidadores de idosos em atendimento domiciliar
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.77207Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Serviços de Assistência Domiciliar, Cuidadores, Carga de Trabalho, DepressãoResumo
Objetivo: avaliar prevalência e impacto da sobrecarga e da depressão na qualidade de vida de 102 cuidadores de idosos cadastrados no Programa Melhor em Casa. Método: estudo analítico transversal aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Realizado entre junho e novembro 2022, em Juiz de Fora (MG/Brasil), com amostra censitária e aplicação de formulário sociodemográfico, da Escala de Zarit, do Inventário de Depressão de Beck e do questionário de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-bref). Foram utilizados Teste t de Student, Mann-Whitney e regressão linear múltipla, com nível de significância de 5%. Resultados: observou-se sobrecarga em 69,6% dos cuidadores, além da presença de sintomas sugestivos de depressão em 41,1% da população em estudo. Conclusão: a sobrecarga esteve associada a piora da qualidade de vida nos domínios físico, psicológico e de relação social, enquanto a depressão esteve associada a piora da qualidade de vida nos domínios psicológico e de avaliação geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Afonso Rodrigues de Carvalho, Julia Barbosa de Andrade, Leonice Bárbara de Rezende, Isabel Cristina Gonçalves Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).