Processo de morte e morrer e cuidados paliativos: um pleito necessário para graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.67883Palavras-chave:
Universidades, Educação Profissional em Saúde Pública, Educação em Enfermagem, Tanatologia, Cuidados PaliativosResumo
Objetivo: analisar a percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a temática “o processo de morte e morrer” e sua abordagem durante sua formação. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com alunos do último ano de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Resultados: Participaram do estudo 57 estudantes e, após a organização dos dados emergiram as classes: "Sentimentos frente à morte"; "A necessidade da abordagem do conteúdo de morte na graduação”; “A vivência da morte do paciente” e “Atitude de cuidado diante do processo de morte”. Considerações finais: uma formação que contemple o estudo da tanatologia e a filosofia dos cuidados paliativos é de suma importância, dado ao fato de que a morte é consequência inexorável da vida. O estudo reafirma a necessidade constante desta discussão durante a formação e o exercício da enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liana Amorim Corrêa Trotte, Carolina Cardoso Telles Costa, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, Maria Gefé da Rosa Mesquita, Graciele Oroski Paes, Antonio Marcos Tosoli Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).