A ocorrência de acidentes de trabalho na adolescência e o uso de equipamentos de segurança [Occurrence of labor accidents in adolescence and use of safety equipment]
Palavras-chave:
Trabalho na adolescência, acidente de trabalho, equipamentos de segurança, problema de saúdeResumo
Este trabalho objetiva analisar a relação existente entre a ocorrência de acidentes ocupacionais na adolescência e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 312 adolescentes trabalhadores, matriculados em duas escolas estaduais do município do Rio de Janeiro, em 2003. Os dados foram coletados através de questionário e analisados pelo software EPI-INFO. Observa-se que 70,5% dos jovens referiram contribuir para a renda familiar, sustentar a família ou se autossustentar. Muitos deles não fazem uso dos EPI, com destaque para as luvas, capacetes e calçados de segurança. Já sofreram acidentes: 97,1% dos adolescentes que não utilizam capacete, 94,4% dos que não usam luva e 96,9% dos que não usam sapatos. Conclui-se que existe relação entre a ocorrência de acidentes e o não uso de EPI. Este fato revela as condições de trabalho de alguns dos jovens trabalhadores e demonstra a importância da educação no ambiente laboral.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).