Processo de morte e morrer e cuidados paliativos: um pleito necessário para graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.67883

Palavras-chave:

Universidades, Educação Profissional em Saúde Pública, Educação em Enfermagem, Tanatologia, Cuidados Paliativos

Resumo

Objetivo: analisar a percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a temática “o processo de morte e morrer” e sua abordagem durante sua formação. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com alunos do último ano de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Resultados: Participaram do estudo 57 estudantes e, após a organização dos dados emergiram as classes: "Sentimentos frente à morte"; "A necessidade da abordagem do conteúdo de morte na graduação”; “A vivência da morte do paciente” e “Atitude de cuidado diante do processo de morte”. Considerações finais: uma formação que contemple o estudo da tanatologia e a filosofia dos cuidados paliativos é de suma importância, dado ao fato de que a morte é consequência inexorável da vida. O estudo reafirma a necessidade constante desta discussão durante a formação e o exercício da enfermagem.

Biografia do Autor

Liana Amorim Corrêa Trotte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, Brasil.

Carolina Cardoso Telles Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Aluna da graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, Brasil.

Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, Brasil. 

Maria Gefé da Rosa Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, Brasil.

Graciele Oroski Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Associada. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, Brasil.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor. Professor Titular. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

05.07.2023

Como Citar

Trotte, L. A. C., Costa, C. C. T., Andrade, P. C. da S. T. de, Mesquita, M. G. da R., Paes, G. O., & Gomes, A. M. T. (2023). Processo de morte e morrer e cuidados paliativos: um pleito necessário para graduação em enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e67883. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.67883

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa