A espiritualidade e o cuidado de enfermagem: desafios e perspectivas no contexto do processo saúde-doença [Spirituality and the nursing care: challenges and perspectives in the context of the health-illness process]
Palavras-chave:
Espiritualidade, cuidados de enfermagem, processo saúde-doença, enfermagem [Spirituality, nursing care, health-disease process, nursing] [Espiritualidad, atención de enfermería, proceso salud-enfermedad, enfermería]Resumo
A espiritualidade apresenta-se como uma questão que necessita ser abordada na prática e na formação em saúde. Trata-se de um artigo de atualidade, o qual busca refletir sobre a espiritualidade no contexto do processo saúde-doença. Destacam-se os dois principais desafios na apreensão deste objeto: sua delimitação teórica e sua aplicabilidade nos cenários de cuidado em saúde e de enfermagem. A espiritualidade, em si, configura-se como construção de sentido e como relacionamento consigo, com os demais e com o Transcendente. Nesse contexto, o cuidado de enfermagem se apresenta como um estar-junto propício à criação de um espaço de atribuição de sentido.
ABSTRACT
Spirituality is an issue that needs to be addressed in practice and in health education. This is an actuality article which aims to reflect on spirituality in the context of the health-Ilness process. Noteworthy are the two main challenges in the apprehension of this object: its theoretical definition and its applicability in health care and nursing scenarios. The spirituality is configured as construction of meaning and relationship to himself, with others and with the Transcendent. In this context, nursing care is to be-together to creation a new sense space.
RESUMEN
La espiritualidad se presenta como una cuestión que debe ser abordada en la práctica y en la formación em salud. Este es un artículo de actualidad que busca reflexionar sobre la espiritualidad en el contexto del proceso saludenfermedad. Se destacan los dos principales desafíos en la aprehensión de este objeto: su delimitación teórica y su aplicabilidad en escenarios de atención en salud y de enfermería. La espiritualidad, en sí, se configura como construcción de sentido y como relación consigo mismo, con los demás y con el Trascendente. En ese contexto, la atención de enfermería se presenta como un estar-junto favorable a la creación de un espacio de atribución de sentido.
Pesquisa desenvolvida com o apoio, através de suporte financeiro, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) através da concessão da bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado, processo número E-26/102.178/2013, Edital 23/2013 JCNE, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico o e Tecnológico (CNPq) através do Edital Universal, processo número 483300/2013-6, Edital Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal 14/2013 - Faixa C - até R$ 120.000,00.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).