Sistematização da asistência de enfermagem aplicada a um adolescente hospitalizado por paracoccidioidomicose [Systematization of nursing care applied to a teenager hospitalized with paracoccidioidomycosis]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.18764Palavras-chave:
Paracoccidioidomicose, doenças transmissíveis, processos de enfermagem, pesquisa em enfermagem [Paracoccidioidomycosis, communicable diseases, nursing process, nursing research]Resumo
Este estudo teve como objeto o cuidado e a sistematização da assistência de enfermagem a um adolescente hospitalizado com paracoccidioidomicose. Objetivou-se analisar a sistematização da assistência de enfermagem aplicada a um adolescente hospitalizado por paracoccidioidomicose infanto-juvenil. A metodologia refere-se a estudo descritivo, de caso clínico, embasado na sistematização da assistência de enfermagem em cinco etapas: histórico, diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação. Tal estudo foi desenvolvido em um hospital universitário na cidade do Rio de Janeiro, no período de abril a maio de 2015. Os resultados evidenciaram os seguintes diagnósticos: ansiedade; nutrição desequilibrada; distúrbio da imagem corporal; náusea; risco de perfusão renal ineficaz; e disposição para autocontrole da saúde melhorado. A sistematização aplicada ao adolescente em questão foi segura, de qualidade e contribuiu, sobremaneira, para sua alta hospitalar, com remissão dos sintomas que o levaram à internação e bom prognóstico.
ABSTRACT
This descriptive, clinical, case study examined the treatment and nursing care given to a teenager hospitalized with Paracoccidioidomycosis, as systematized in five steps: history, diagnosis, planning, intervention and evaluation. The study was conducted at a university hospital in Rio de Janeiro City from April to May 2015. The results revealed the following diagnoses: anxiety; unbalanced nutrition; disturbed body image; nausea; risk for ineffective renal perfusion; and willingness to improve self-control of health. As applied to the teenager, the systematization was safe, of good quality and contributed greatly to his hospital discharge, with a good prognosis, following remission of the symptoms that led to the hospitalization.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objeto el cuidado y la sistematización de la atención de enfermería a un adolescente hospitalizado con paracoccidioidomicosis. El objetivo fue analizar la sistematización del cuidado de la enfermería aplicado a un adolescente hospitalizado con paracoccidioidomicosis infantojuvenil. La metodología es de un estudio descriptivo, de caso clínico, basado en la sistematización de la atención de enfermería en cinco etapas: historia, diagnóstico, planificación, intervención y evaluación. Dicho estudio se llevó a cabo en un hospital universitario en la ciudad de Rio de Janeiro, en el período comprendido entre abril y mayo 2015. Los resultados mostraron los siguientes diagnósticos: ansiedad; nutrición desequilibrada; alteración de imagen corporal; náuseas; riesgo de perfusión renal ineficaz; mejora del estado de ánimo para el autocontrol de la salud. La sistematización aplicada al adolescente en cuestión fue segura, de buena calidad y contribuyó fuertemente a su alta hospitalaria, con un buen pronóstico y la remisión de los síntomas que ocasionaron su hospitalización.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.18764
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).