CONSIDERAÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, A PARTIR DA VISÃO DE FREIRE E AUSUBEL - UMA REFLEXÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30818Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino, Conheicmento prévioResumo
Este artigo é fruto de reflexões realizadas por educadoras durante o exercício docente em curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo discutir a relação entre a visão de Paulo Freire considerando a importância da percepção da realidade política e social pelo educando, as práticas voltadas para o processo de de construção do conhecimento e os estudos sobre a aprendizagem significativa na visão de David Ausubel. As educadoras, relacionam o pensamento dos teóricos dialogando com a importância do aluno aprender a partir da apresentação de um conteúdo significativo específico considerando o contexto cultural e educacional constantes no seu cotidiano, vinculados à efetiva aprendizagem e atuação no espaço social e profissional. O presente estudo foi realizado pautado em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a aprendizagem significativa, alicerça a construção do conhecimento humano e o faz integrando pensamentos, sentimentos e ações, conduzindo ao engrandecimento pessoal e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.