Tipificação do bullying sofrido por escolares dos quintos anos do município de Capitão Leônidas Marques (PR) e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.65278Palabras clave:
Assédio Escolar. Comportamento da Criança. Al terações do Peso Corporal.Resumen
Objetivo: Caracterizar a ocorrência de ações de bullying em escolares dos quintos anos da rede municipal de ensino de Capitão Leônidas Marques-PR e associá-la a fatores sociais, antropométricos e relativos à escola e ao agressor. Métodos: Estudo transversal realizado com 173 escolares, com idades entre 9-13 anos. Foi aplicado um questionário, adaptado de Páscoa (2013), que buscou identificar se os escolares sofriam bullying e de que forma o sofriam. Foram realizados testes de hipóteses (Qui-Quadrado de Pearson) para verificar a associação entre as variáveis qualitativas: sofrer bullying e ocorrência de sobrepeso/obesidade; sofrer bullying e pertencer ao Programa Bolsa Família; frequência semanal de sofrimento de bullying, quem pratica bullying (se um único agressor ou grupo), local da escola em que sofre bullying e tipo de bullying (agressão física ou verbal); e associação entre o local em que os indivíduos sofrem bullying no ambiente escolar e sobrepeso/obesidade. Resultados: A maioria das associações supracitadas não apresentaram significância estatística. Porém, quando avaliada a associação entre tipo de bullying (físico ou verbal) e a ocorrência de sobrepeso/obesidade, encontrou-se que escolares com sobrepeso/obesidade sofrem frequentemente mais bullying na forma verbal, enquanto a agressão física é mais sofrida pelos escolares sem sobrepeso/obesidade (p=0,042). Conclusão: Recomenda-se que sejam feitas ações que previnam a prática de bullying dentro das escolas, atentando-se especialmente para as agressões verbais praticadas contra os escolares com sobrepeso/obesidade.
Descargas
Citas
Cardoso JL, Nishimoto KA, Libardoni TC, Nascimento VG, Leone C. Crescimento alcançado e estado nutricional de escolares. ALAN [Internet]. 2017 Jun. [citado 2021 Mar] 116-121.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: PeNSE 2015. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2016.
Anjos LA, Silveira WDB. Estado nutricional dos alunos da Rede Nacional de Ensino de Educação Infantil e Fundamental do Serviço Social do Comércio (Sesc), Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2012. [citado 2021 Mar] 1725-1734. https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.12332015
Oliveira WA, Silva JL, Sampaio JMC, Silva MAI. Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Ciência & Saúde Coletiva. 2017. [citado 2021 Mar] 1553-1564. https://doi.org/10.1590/1413-
09802015.
Zequinão MA, Mediros P, Silva JL, Pereira BO, Cardoso FL. Sociometric Status of Participants Involved in School Bullying. Paidéia. 2020. [citado 2021 Mar] 1982- 4327. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3011.
Andreolli AS, Triches RM. Insatisfação corporal, bullying e fatores associados em adolescentes. Ciência & Saúde. 2019. [citado 2021 Mar] 1983-2652. https://doi.org/10.15448/1983-652x.2019.3.33077.
Marcolino EC, Cavalcanti AL, Padilha WWN, Miranda FAN, Clementino FS. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar: Texto & Contexto – Enfermagem. 2018. [citado 2021 Mar]. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018005500016.
Delera EW. Family Bullying in Childhood: consequences for young adults . Journal Of Interpersonal Violence. 2020.
Castro AA, Clark OAC. Planejamento da Pesquisa. 1ª ed. São Paulo: AAC; 2001.
World Health Organization (WHO). Report of The Commission on Ending Childhood Obesity [Internet]. Geneva: WHO; 1995 [citado 2021 Mar]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/204176/9789241510066_eng.pdf? sequence=1.
World Health Organization (WHO). Growth reference data for 5-19 years [Internet]. Geneva: WHO; 2007 [citado 2021 Mar]]. Disponível em: https://www.who.int/growthref/en/.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 76 p. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde).
Páscoa DMP. Bullying: Um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do concelho de Seia [tese]. Vila Real: Universidade de Trás-osmontes e Alto Douro; 2013.
Andrade MHB, Gomes MC, Granville-Garcia AF, Menezes VA. Bullying among adolescents and school measures to tackle it. Cadernos Saúde Coletiva. 2019. [citado 2021 Mar]. 2358-3291. https://doi.org/10.1590/1414-462X20190003014.
Alexius SL, Mocellin MC, Corrêa EM, Neves J, Vasconcelos FAG, Corso ACT, et al. Evidences of the association between individual atributes and bullying: a cross-sectional study with adolescentes from Florianópolis, Santa Catarina state, Brazil. 2018 [2021 April 7] 34(12): 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102- 311x00118617.
POF. Pesquisa de orçamentos Familiares 2008 – 2009. Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv50063.pdf.
Reisen A, Viana MC, Santos-Neto ET. Bullying among adolescents: are the victims also perpetrators?. Brazilian Journal Of Psychiatry. 2019. [citado 2021 Mar]. 518-529. https://doi.org/ 10.1590/1516-4446-2018-0246.
Costa MR, Xavier CC, Andrade ACS, Proietti FA, Caiaffa WT. Bullying among adolescents in a Brazilian urban center – “Health in Beagá” Study. Revista de Saúde Pública. 2015. [citado 2021 Mar]. 1518-8787. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2015049005188.
Machimbarrena JM, Gonzalez-Cabrera J, Garaigordobi M. Variables familiares relacionadas con el bullying y el cyberbullying: una revisión sistemática. Pensamiento Psicológico. 2018. [citado 2021 Mar]. https://doi.org/10.11e144/javerianacali.ppsi17-2.vfrb.
Zequinao MA, Medeiros P, Lise FA, Trevisol MTC, Pereira MBFLO. Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação. 2019. [citado 2021 Mar]. http://dx.doi.org/10.1590/s1413- 24782019240013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Título del manuscrito: ________________________________________________________
1. Declaración de responsabilidad
Certifico mi participación en el trabajo arriba titulado y hago pública mi responsabilidad por su contenido.
Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni éste ni ningún otro trabajo de mi autoría, en parte o en su totalidad, con contenido sustancialmente similar, fue publicado o fue enviado a otra revista, ya sea en el formato impreso o en el electrónico, excepto el descrito en el anexo.
En caso de aceptación de este texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaramos estar de acuerdo con la política de acceso público y derechos de autor adoptada por Demetra, que establece lo siguiente: (a) los autores conservan los derechos de autor y la concesión a la revista el derecho de la primera publicación, el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista; (b) los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista; y (c) a los autores se les permite y alientan a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
2. Conflicto de interesses
Declaro no tener conflicto de intereses con el presente artículo.
Fecha, firma y dirección completa de todos los autores.