OBESIDADE E BULLYING NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: O ESTIGMA DA GORDURA

Autores/as

  • Rafael da Silva Mattos
  • Rodrigo Perfeito
  • Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho
  • Jeferson Retondar

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2012.3330

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar as representações simbólicas do bullying atribuído às crianças e adolescentes que apresentam a obesidade. Através de estudos socioantropológicos, é possível interpretar dados que sugerem o processo de criação do estigma por meio de sinais de depreciação, humilhação e preconceito no
âmbito escolar a partir do excesso de gordura no corpo. Dessa maneira, é importante refletir sobre como os atores se situam nesta trama social e quais são as possíveis repercussões perante o aluno vítima, assim como o aluno agressor. O aluno inferiorizado tem sua identidade construída intersubjetivamente como estigmatizada. Concluímos que o preconceito atribuído às crianças com obesidade infantil é fundado em construções sociais e culturais em torno de padrões de beleza e da patologização do corpo. Cabe aos educadores e profissionais de saúde construir não formas de normatizar o corpo saudável, mas de intervir de forma ética e responsável nessas situações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael da Silva Mattos

Jeferson Retondar

Publicado

2012-08-08

Cómo citar

1.
Mattos R da S, Perfeito R, Carvalho MC da VS, Retondar J. OBESIDADE E BULLYING NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: O ESTIGMA DA GORDURA. DEMETRA [Internet]. 8 de agosto de 2012 [citado 2 de mayo de 2025];7(2):71-84. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/3330

Número

Sección

ARTÍCULOS ORIGINALES