ALIMENTAÇÃO, CORPO E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NA NUTRIÇÃO: O RANÇO DA ADIPOSIDADE E A ASCENSÃO DOS MÚSCULOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21995Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento, Ciências da Nutrição, Estudantes, Imagem Corporal, Saúde Coletiva.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir questões relativas à imagem corporal no universo de estudantes dos cursos de graduação em Educação Física e Nutrição de uma universidade pública no município do Rio de Janeiro. Trata-se de estudo de natureza socioantropológica, situado no campo da Saúde Coletiva, cuja estratégia metodológica consistiu em articular observação participante e entrevistas informais e formais com esses discentes. Observou-se que há uma pressão para que sejam modelos de boas práticas alimentares e corporais, ou seja, comportamentos considerados saudáveis, além de apresentarem uma imagem corporal concernente com os padrões estéticos vigentes, discurso que predomina entre eles nos espaços acadêmicos e fora destes. Valores relativos a juventude, sexo e estética corporal são aí mobilizados e relacionados à convivência social, às posições de distinção na sociedade fortemente hierarquizada, reação às normas e regras sociais, entre outros aspectos na sociedade de consumo, onde o culto à imagem do corpo tende a ser hegemônico.
DOI: 10.12957/demetra.2016.21995
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