Empresas juniores de nutrição: características, motivação para ingresso e vivência dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2025.70913

Palavras-chave:

Empresa Júnior. Educação Superior. Educação Empreendedora. Formação Profissional. Nutrição.

Resumo

Introdução: É evidente o potencial de empresas juniores para preencher lacunas na formação profissional;há, entretanto, baixa prevalência de empresas juniores na área da saúde e reduzida procura pela atividade entre os estudantes. O objetivo do estudo foi descrever as Empresas Juniores de Nutrição do Brasil, as motivações para o ingresso e as limitações vivenciadas. Métodos: Estudo observacional analítico, transversal, realizado em Empresas Juniores de Nutrição no Brasil, com uma amostra representativa de estudantes membros. Foram considerados elegíveis todas as empresas ativas e todos os membros que aceitaram participar do estudo. Foram coletadas informações de registro, organização, porte e serviços das empresas. O perfil dos estudantes foi descrito por variáveis sociodemográficas e ocupacionais. As motivações para ingresso e as limitações vivenciadas foram investigadas e comparadas entre estudantes novatos e veteranos. Foram utilizados Teste Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher para determinar diferenças entre as variáveis categóricas. Resultados: Foram avaliadas 15 empresas federadas, todas vinculadas a instituições de ensino públicas. A maioria funcionava há mais de seis anos, com atuação de mais de 15 membros e faturamento anual de até 20 mil reais. Participaram do estudo 112 estudantes, maioria mulheres e brancos. Para novatos, a principal motivação para ingressar nas empresas foi o desenvolvimento pessoal (p<0,001), e para veteranos, a aplicação de conhecimento teórico (p<0,001). Dentre as limitações vivenciadas pelos estudantes, o pouco comprometimento dos membros foi evidenciado pelos alunos veteranos (p<0,05). Quase todos os estudantes consideraram a participação nas empresas juniores importante para sua formação (99,1%). Conclusão: A principal motivação de estudantes novatos para participação nas EJNs foi o desenvolvimento pessoal, enquanto estudantes veteranos buscavam oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos.

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Biografia do Autor

Gabriela Gomes de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Nutrição. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Nutrição e Saúde.

Mariana Dardes Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Nutrição. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruna Vieira de Lima Costa, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Nutrição. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Pesquisa e Estudo para Monitoramento e Avaliação de Programas de Segurança Alimentar e Nutricional (GEASAN) e Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS).

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Publicado

2025-08-30

Como Citar

1.
Gomes de Paiva G, Dardes Bastos M, Vieira de Lima Costa B. Empresas juniores de nutrição: características, motivação para ingresso e vivência dos estudantes. DEMETRA [Internet]. 30º de agosto de 2025 [citado 23º de setembro de 2025];20:e70913. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/70913

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais em Alimentação

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