Tipificação do bullying sofrido por escolares dos quintos anos do município de Capitão Leônidas Marques (PR) e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.65278Palavras-chave:
Assédio Escolar. Comportamento da Criança. Al terações do Peso Corporal.Resumo
Objetivo: Caracterizar a ocorrência de ações de bullying em escolares dos quintos anos da rede municipal de ensino de Capitão Leônidas Marques-PR e associá-la a fatores sociais, antropométricos e relativos à escola e ao agressor. Métodos: Estudo transversal realizado com 173 escolares, com idades entre 9-13 anos. Foi aplicado um questionário, adaptado de Páscoa (2013), que buscou identificar se os escolares sofriam bullying e de que forma o sofriam. Foram realizados testes de hipóteses (Qui-Quadrado de Pearson) para verificar a associação entre as variáveis qualitativas: sofrer bullying e ocorrência de sobrepeso/obesidade; sofrer bullying e pertencer ao Programa Bolsa Família; frequência semanal de sofrimento de bullying, quem pratica bullying (se um único agressor ou grupo), local da escola em que sofre bullying e tipo de bullying (agressão física ou verbal); e associação entre o local em que os indivíduos sofrem bullying no ambiente escolar e sobrepeso/obesidade. Resultados: A maioria das associações supracitadas não apresentaram significância estatística. Porém, quando avaliada a associação entre tipo de bullying (físico ou verbal) e a ocorrência de sobrepeso/obesidade, encontrou-se que escolares com sobrepeso/obesidade sofrem frequentemente mais bullying na forma verbal, enquanto a agressão física é mais sofrida pelos escolares sem sobrepeso/obesidade (p=0,042). Conclusão: Recomenda-se que sejam feitas ações que previnam a prática de bullying dentro das escolas, atentando-se especialmente para as agressões verbais praticadas contra os escolares com sobrepeso/obesidade.
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