AS RECOMENDAÇÕES OFICIAIS SOBRE AMAMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SÃO ACESSÍVEIS E CONHECIDAS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BRASILEIROS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43327Palavras-chave:
Aleitamento materno. Conhecimento. Nutrição da criança. Pessoal de saúde. Promoção da saúde.Resumo
Objetivo: Identificar os conhecimentos consolidados entre profissionais de saúde no Brasil sobre aleitamento materno e alimentação complementar e as omissões e divergências a respeito desta temática nos materiais institucionais disponíveis. Métodos: Estudo descritivo e transversal de abrangência nacional, com aplicação de questionário online para 316 profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e nutricionistas), recrutados por meio da metodologia de bola de neve. Foram apresentados 89 itens, para os quais o profissional expressava seu grau de concordância em escala Likert de cinco pontos. Os conteúdos incluídos no questionário foram retirados de artigos científicos e materiais institucionais e, também, sugeridos por especialistas na temática. Para análise dos dados, foi calculada a pontuação média para cada item e foram consideradas lacunas de conhecimento os itens com pontuações entre 2,5 e 3,5. Foram considerados consensos os itens com pelo menos 80% de respostas com discordância (1) ou concordância (5) total. Resultados: Dos 89 itens estudados, a maioria referia-se a lacunas de conhecimentos. As principais lacunas identificadas foram: oferta de grupos alimentares e/ou nutrientes específicos, higienização de frutas e hortaliças, suplementação de micronutrientes, amamentação cruzada, aleitamento materno noturno, oferta de sucos naturais, introdução alimentar precoce. Em relação aos consensos, grande parte versava sobre a segurança biológica e a adequação nutricional das preparações. Conclusão: É preciso revisar as diretrizes hoje disponíveis com atenção especial às temáticas omissas e aquelas ainda consideradas lacunas de conhecimento, para o aprimoramento nos processos de formação e educação em saúde e consequente melhoria das orientações fornecidas pelos profissionais à comunidade.
DOI: 10.12957/demetra.2019.43327
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.