DESENVOLVIMENTO DE SOBREMESAS DIET E LIGHT E SUA INCLUSÃO NO CARDÁPIO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2012.3273Resumo
Diante do atual panorama de doenças crônicas, diversos produtos diet e light já existem no mercado para uma população em torno de 30 milhões de consumidores, em sua maioria diabéticos, obesos, hipertensos, hiperlipidêmicos, hipercolesterolêmicos e demais consumidores. Observa-se, porém, a falta de opções diet e light em muitas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Assim, objetivou-se desenvolver sobremesas diet e light para compor o cardápio de uma UAN. Realizou-se pesquisa de receitas em páginas da web e em receituários de outras unidades, avaliando-se custo, variedade, tempo de preparo e aceitação das sobremesas. Foram aprovadas sete sobremesas: duas reduzidas em gorduras, quatro sem sacarose e reduzidas em gorduras, e uma sem lactose. Assim, foi possível elaborar sobremesas mais saudáveis para grupos especiais, e demonstrar a viabilidade de produção de sobremesas diet e light preservando padrão sensorial e com custos acessíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.