CORPO, SEXUALIDADE, GÊNERO E MEDIAÇÕES CULTURAIS EM REVISTAS FEMININAS JUVENIS: QUESTÕES PARA A SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22194Palavras-chave:
Identidade de Gênero, Sexualidade, Saúde ReprodutivaResumo
As ações de atenção à saúde sexual e reprodutiva têm exigido constante diálogo entre a escola e os serviços de saúde. O incremento de ações desta natureza requer o aprimoramento das abordagens interdisciplinares e o desenvolvimento de metodologias adequadas para a educação voltada aos jovens envolvendo a sexualidade, seja no âmbito escolar ou através dos serviços de saúde. Este estudo de cunho etnográfico orienta-se pelas perspectivas antropológica e sociológica, agregando os aportes teóricos dos Estudos de Recepção do campo da Comunicação Social. Por meio da conjugação dessas perspectivas, foi realizada uma análise das concepções de corpo e sexualidade, a partir das percepções críticas atribuídas às revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida, entre jovens escolares de 12 a 16 anos, em uma escola pública da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Compreendendo as revistas como mediações culturais no processo comunicativo/educativo, as relações de gênero implicadas nas concepções sobre práticas preventivas e sexuais também foram consideradas. Uma maior compreensão das lógicas norteadoras das concepções entre os jovens é relevante para a formulação de políticas públicas em saúde e educação. Os resultados indicam a pertinência das reflexões produzidas nas atividades críticas e reflexivas envolvendo produtos culturais, e suas respectivas metodologias de aplicação, em práticas educativas nos campos da saúde e das biociências, em suas vertentes de ensino formal e não formal. O uso contextualizado das revistas entre os jovens indicou sua potencialidade na análise das mediações culturais e nas discussões ampliadas sobre saúde sexual e reprodutiva entre jovens mediante sua experimentação de entrada na sexualidade.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22194
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.