PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA E ADESÃO AO TRATAMENTO DIETÉTICO DE PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.19217Palavras-chave:
Colite ulcerativa, doença de crohn, estado nutricional, consumo alimentar, dietoterapia.Resumo
As doenças inflamatórias intestinais (DII), representadas pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa, resultam em modificações no consumo alimentar e alterações nutricionais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção da importância e a adesão ao tratamento dietético de pacientes com DII. A população foi composta por pacientes do ambulatório interdisciplinar de DII da Unidade de Saúde Familiar e Comunitária de Itajaí, SC. Aplicou-se um questionário semiestruturado contendo dados de identificação, qualidade do atendimento e adesão às orientações nutricionais contidas no protocolo de atendimento das nutricionistas. Foi avaliado o estado nutricional através das medidas antropométricas e do diagnóstico nutricional no início do tratamento e no momento da coleta de dados.Para análise estatística, utilizou-se o programa STATA 13.0. Dos 56 entrevistados, 98% consideram importante receber orientações sobre alimentação e 93% afirmaram que as orientações nutricionais auxiliaram no tratamento da doença. Houve prevalência de excesso de peso em 52% dos avaliados após o acompanhamento com a nutrição, com diminuição da desnutrição. Mais de 70% dos pacientes aderiram às orientações, sendo que a média de orientações aderidas para melhora do IMC foi de 7,61, e para a percepção de auxílio no tratamento foi de 7,69. A orientação de maior adesão foi “diminuir o consumo de gorduras” e a de menor, “consumir somente o caldo do feijão”. Diante dos resultados, observou-se o reconhecimento da importância do atendimento nutricional e sua necessidade para o controle dos sintomas, bem como a melhora do estado nutricional e adesão de grande parte da conduta dietética. DOI: 10.12957/demetra.2016.19217Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.