PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS INFLAMATÓRIOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE PSORÍASE DE UMA UNIDADE DE SAÚDE-ESCOLA DE ITAJAÍ, SC
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.18381Palavras-chave:
psoríase, alimentação, estado nutricional.Resumo
A psoríase é uma doença inflamatória de pele, mediada por células T, hereditária, que pode sofrer influências ambientais. A psoríase e obesidade possuem uma fisiopatologia subjacente comum, sugerindo que obesidade segue psoríase, não a precede, além disto, há evidências que determinados nutrientes, com função anti-inflamatória, podem auxiliar no tratamento da psoríase. O presente estudo objetivou, avaliar o estado nutricional e o consumo de alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios de pacientes com diagnóstico de psoríase atendidos em uma Unidade de Saúde Escola de Itajaí, SC, durante o período de maio a agosto de 2014. Os pacientes atendidos foram avaliados por meio de um questionário semiestruturado, com dados de identificação, socioeconômicos, hábitos de vida e frequência do consumo de alimentos (inflamatório e anti-inflamatórios), também foi realizado a avaliação do estado nutricional. O excesso de peso prevaleceu em 61% dos pacientes, sendo 22% com sobrepeso e 39% obesidade. Os resultados demonstram que o alho (97%) e o azeite de oliva (53%) foram os alimentos anti-inflamatórios consumidos com maior frequência, enquanto que os demais alimentos apresentaram baixo consumo. Quando questionados em relação ao consumo de alimentos inflamatórios, o mais citado foi carne de gado com 58%, seguido pelo café (45%), os demais alimentos não demonstraram relevância no consumo. Diante da magnitude do tema estudado, torna-se essencial o desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados ao estado nutricional de pacientes diagnosticados com psoríase e também, determinar o consumo de alimentos que possam auxiliar na melhora do tratamento desta patologia.
DOI: 10.12957/demetra.2015.18381
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.