Edições anteriores
-
Direito em Tempos de Crise Sanitária
v. 8 n. 1 (2021)A pandemia causada pela COVID-19 surpreendeu o mundo em 2020 e ampliou crises já existentes em diversos âmbitos do cenário brasileiro, atingindo questões políticas, sociais e econômicas. Como toda situação nova, ela gerou dúvidas que precisaram ser abordadas pelo Direito, por atingir questões envolvendo direitos trabalhistas, contratos e princípios garantidos constitucionalmente, como a dignidade da pessoa humana e o direito a saúde. Além disso, também expôs problemas sanitários antigos e constantes presentes em nossa sociedade. Dessa forma, o Direito foi chamado a enfrentar o desafio de regular antigas demandas sociais, as quais ficaram mais evidentes, além de buscar a melhor solução para questões inéditas.
Diante disso, no momento de retorno pleno às atividades presenciais na UERJ, a revista Contexto Jurídico traz, em seu 8° volume, Direito em tempos de crie sanitária, artigos que promovem reflexões acerca de como as mais diversas áreas do Direito foram afetadas pela pandemia e como cada uma delas conseguiu (ou não – sob uma perspectiva crítica) lidar com os desafios que a crise impôs à sociedade e ao mundo jurídico. Além disso, o volume amplia o debate e trata não só da recente pandemia, mas de problemas sanitários já existentes no cenário brasileiro há tempos.
Com isso, o nosso objetivo é promover a oportunidade de inspiração nos acertos recentes, e aprendizado com os erros cometidos, para que, como operadores do Direito, estejamos preparados para lidar com eventuais crises futuras de maneira eficiente e fazer como a UERJ sempre nos ensina: resistir!