Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Contexto Jurídico é um periódico produzido por alunos da Faculdade de Direito da UERJ voltada para a publicação acadêmica na graduação.

Processo de Avaliação pelos Pares


O método de avaliação adotado pela Revista é o double blind review (revisão dupla às cegas). Todos os artigos e resenhas recebidos serão numerados, gerando-se logo após um documento idêntico, porém com todas as identificações de autoria suprimidas, para ser encaminhado à revisão supramencionada. O objetivo é a total imparcialidade. 

A Equipe irá distribuir os artigos entre os pareceristas considerando a categoria dada ao documento e a especialização do avaliador. Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas (sem que um tenha ciência do outro), que ao final do prazo das avaliações deverão enviar preenchido o Formulário de Avaliação. Os artigos e resenhas serão avaliados de acordo com os critérios explanados abaixo e poderão ser selecionados da seguinte maneira: (i) documentos integralmente aceitos; (ii) documentos recusados; e (iii) documentos aceitos com condições. 

Em caso de dois pareceres discordantes caberá ao Conselho Editorial, ou à Equipe Contexto Jurídico, decidir o que irá prevalecer. Todos os autores receberão ao fim do prazo de avaliação os dois pareceres referentes a seu artigo ou resenha. Aqueles que receberem o parecer dito em (iii) deverão efetuar todas as correções sugeridas pelos pareceristas e ratificadas pela Equipe. Em caso de pareceres discordantes, a Equipe informará o parecer prevalente. Após corrigido o artigo, deverá este ser enviado pelo autor de volta à revista (revistacontextojuridico@gmail.com) dentro do prazo de devolução de documentos corrigidos. Não será informada a identidade dos responsáveis pela análise do conteúdo.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.