tempos e espaços nas novas subjetividades escolares

Autores

  • arianne hecker

Palavras-chave:

childhood, philosophy, education

Resumo

Na cidade de El Bolsón, na província do Rio Negro, Argentina, vínhamos realizando experiências de filosofar com crianças e adolescentes desde o ano de 2007. Durante o transcurso de 2011 e 2012, estivemos trabalhando de maneira desigual em três níveis do sistema educativo: inicial, primário e secundário. Considerando que devíamos encerrar uma etapa, nos dedicamos a organizar reuniões ampliadas, com a participação das docentes que implementaram a experiência em suas aulas. Estes encontros se mostraram muito significativos, já que podíamos comparar e avaliar nossas ações de maneira pessoal, dando a elas o rigor e a profundidade que merece nossa tarefa. Também pudemos elaborar e discutir uma lista de critérios para a análise da experiência. Fixamos esses critérios gerais: 1. O que quer saber o adulto e que desencadeia a pergunta no âmbito interior da criança? 2. O que aprendemos sobre a evolução do pensamento da criança, quando é confrontado com os grandes problemas da vida, quando se propões a elas que deem seu ponto de vista? Que diferenças existem de uma idade para a outra, de um ciclo para o outro? Trata-se de uma aproximação psicogenética, de um estudo sobre as representações das crianças e sua evolução. 3. Quais são as mudanças que operam nelas, no seu interior, no nível de suas próprias vivências? Trata-se do descobrimento que operam sobre si mesmas ao curso das oficinas de filosofia, o que corresponde à pergunta fundamental no coração deste trabalho: para que servem as oficinas de filosofia? Para que aspecto do desenvolvimento da criança servem, para a imagem que elas se fazem de suas competências e para a ideia que se fazem da cultura? Logo, elaboramos critérios para cada um dos níveis educativos. Neste trabalho, expomos os resultados destas análises.

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Biografia do Autor

arianne hecker

Profesora e investigadora del Instituto de Formación Docente Continua de El Bolsón, Río Negro, Argentina. Investigación en curso: "Comunidades de niños pequeños con pensamientos propios"

Publicado

2013-08-22

Como Citar

HECKER, Arianne. tempos e espaços nas novas subjetividades escolares. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 171–213, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20674. Acesso em: 7 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências