criança e comunidade de investigação filosófica
Palavras-chave:
child, citizenship, Community of Philosophical InquiryResumo
Foi afirmado na Convenção dos Direitos da Criança da ONU que as vozes das crianças devem ter espaço na sociedade, e que suas visões e opiniões devem ser levadas em consideração pelos fazedores de políticas públicas e autoridades de outras instâncias. Esse artigo sugere que as crianças precisam ser empoderadas e capacitadas para se tornarem sujeitos políticos, ativos e participativos na sociedade. Em alguns países – no momento, aqueles constituintes do Reino Unido, a Educação para a Cidadania está na agenda governamental. A fim de que as crianças sejam educadas para a cidadania, argumenta-se que elas não sejam tratadas como cidadãs no futuro, mas cidadãs no presente. Além disso, para favorecer ainda mais a participação dos membros mais novos da sociedade no seu papel de cidadãos, aqui é sugerido que a prática da Comunidade de Investigação Filosófica seja usada para promover as habilidades necessárias para a participação plena.Downloads
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Publicado
2012-01-03
Como Citar
CASSIDY, Claire. criança e comunidade de investigação filosófica. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. pp. 345–368, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos