fpn y el activismo social
comunidad de diálogo en apoyo a experimentaciones monetarias contemporáneas
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.87751Palavras-chave:
filosofia para a comunidade (fpco), ativismo social, criatividade social, moedas complementares e comunitárias, método de pesquisa sociológicaResumo
Este artigo analisa a interseção entre a Filosofia para Crianças (FpC) e a pesquisa social, explorando seu potencial tanto como ferramenta metodológica para a coleta de dados quanto meio de ativação de Comunidades de Diálogo Filosófico. Parte-se de uma análise epistemológica da FpC, entendida enquanto prática democrática e educação para a democracia, apoiando-se nas contribuições de Dewey e Lipman, além do referencial teórico desenvolvido pelo Centro de Pesquisa sobre a Investigação Filosófica (CRIF) da Itália. Com base nesse referencial teórico, examina-se sua aplicação no contexto comunitário e social, particularmente em cenários de ativismo econômico e experimentação monetária. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa que integra a Filosofia para a Comunidade (FpCo) como ferramenta de investigação filosófica em oficinas participativas com coletivos vinculados a moedas complementares e comunitárias (CCc). Por meio da análise dessas oficinas, exploram-se os processos de construção coletiva de significados em torno da economia e da moeda, abordando questões como subjetividade coletiva, sustentabilidade interna dos projetos e formação participativa. Os resultados indicam que a FpCo facilita a explicitação e problematização de pressupostos individuais e coletivos, contribuindo para uma maior coerência e sustentabilidade nas iniciativas de ativismo social. Conclui-se que sua implementação em espaços de experimentação econômica permite desenvolver processos reflexivos e dialógicos que fortalecem a coesão e a autonomia dos grupos participantes, favorecendo a consolidação de práticas democráticas e participativas no âmbito social e econômico.
Downloads
Referências
Beck, L., Trombetta, W., & Share, S. (1986). Using focus group sessions before decisions are made. North Carolina Medical Journal, 47(2), 73–74.
Corrao, S. (2000). Il focus group. Franco Angeli.
Dailymotion. (2019). The Golden Touch [Video]. https://www.dailymotion.com/video/x72fczx
de Puig, I. (2010). Los valores del diálogo. Crearmundo, 8, 22–27.
Dewey, J. (2014). Esperienza ed educazione. Raffaello Cortina Editore. (Obra original publicada en 1938)
Dewey, J. (2018). Democrazia e educazione. Una introduzione alla filosofia dell’educazione. Anicia. (Obra original publicada en 1916)
Frisina, A. (2010). Focus group. Una guida pratica. Il Mulino.
Ingham, G. (1996). Money is a social relation. Review of Social Economy, 54(4). The Association for Social Economics.
Kohan, W., & Waksman, V. (2000). Filosofía con niños: Aportes para el trabajo en clase. Homo Sapiens Ediciones.
Kohan, W. (2014). Philosophy and Childhood: Critical Perspectives and Affirmative Practices. Palgrave Macmillan.
Lipman, M. (2005). Educare al pensiero. Vita e Pensiero. (Obra original publicada en 1998)
Oliverio, S. (2013). Avverbializzare Le Penseur. La P4Community come anti-Accademia. En A. Volpone (Ed.), Pratica filosofica di comunità (pp. 69–79). Liguori.
Pascutti, D. (2013). Pop Economix. Il grande show della finanza che ha innescato la crisi. Becco Giallo.
Rodari, G., & Altan, F. (2010). Il Re Mida. Edizioni EL. (Obra original publicada en 1983).
Sátiro, A. (2010). Personas creativas, ciudadanos creativos. UNIMINUTO.
Sátiro, A. (2012). ¡Quiero Dinero! Octaedro.
Sharp, A. M. (1991). The community of inquiry: Education for democracy. Thinking. The Journal of Philosophy for Children, 9(2), pp. 31–34.
Toti, C. (2023). Filosofia pratica e cittadinanza creativa. Due strumenti capaci di accompagnare le transizioni epocali contemporanee. Equilibri Magazine Online. Reeditado en Almanacco Equilibri 2024. La società dell’educazione (P. Alfieri & N. Zanardi, Eds.).
Toti, C. (2024a). I tipi di diálogo filosofico esplorati dal movimento della Filosofia Ludica. Indagine e Pratica Filosofica, 2. CRIF.
Toti, C. (2024b). Quiero Dinero! Una reflexión sobre el uso del cuento en espacios de participación ciudadana. Pensar Juntos, 8.
Valenzano, N. (2017). L’educazione alla cittadinanza democratica e la Philosophy for Communities in contesti interculturali. Biblioteca della libertà, 52(219).
Volpone, A. (2013). Esercizio filosofico come prassi o forma di vita comunitaria. En A. Volpone (Ed.), Pratica filosofica di comunità (pp. 60–68). Liguori.