a filosofia da infância e a participação política das crianças: desafios poli(s)fónicos

Autores

  • susana brissos matos "NICA_Universidade dos Açores"
  • paula alexandra vieira Universidade dos Açores Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues https://orcid.org/0000-0003-1856-1765

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70501

Palavras-chave:

filosofia da infância, escuta, participação política das crianças, poli(s)fonias

Resumo

Que desafios a participação política das crianças coloca à Filosofia da Infância? Que desafios a Filosofia da Infância coloca à participação política das crianças? O texto que compartilhamos é um balancear entre a “pesquisa como um enumerar de situações e a pesquisa que tira o sono ao pesquisador”. Neste contexto, apresentamos uma narrativa criativa ilustrada, em forma de diálogo. Na orla do que poderia ser o território da participação política, encontram-se duas personagens - Sentinela e Andante - que conversam a propósito de ondas de crianças que se espraiam no território. Essa narrativa é enquadrada num referencial teórico que embasa o grupo de estudos a que pertencemos e o nosso trabalho com as crianças em sede de comunidade de investigação filosófica. Estabelecemos uma articulação entre a escuta das vozes das crianças, as condições de escuta com o lugar da sua participação política no espaço público. Em que medida um espaço e um tempo de escuta das crianças abrem movimentos polifónicos e possibilitam a construção de novas formas de polis: poli(s)fonias? De que formas a Filosofia da Infância se desafia a si mesma na criação de poli(s)fonias onde a participação das crianças dá o tom? De que modos a Filosofia da Infância nos interpela à criação de poli(s)fonias?


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

The United Nations Committee on the Rights of the Child. Convention on the Rights of the Child - General Comment No. 12 The right of the child to be heard (CRC/C/GC/12), United Nations. 2009.

Cruz, A. A Cruzada das Crianças. Alfaguara Portugal. 2015.

Haynes, J.; Murris, K. Opening Up Space for Children’s Thinking and Dialogue. Farhang, 69, p. 175-188 (2009).

Kennedy, David. “Reconstruindo a infância”. A Comunidade da Infância. NEFI Edições, pp. 92-94 (2020).

Kennedy, D.; Bahler, B. Philosophy of Childhood Today. Exploring the Boundaries. London: Lexington Books. 2017.

Kohan, W. “The politics of formation: a critique of philosophy for children”. In Philosophy and Childhood. Critical Perspectives and Affirmative Practices. New York: Palgrave, p. 28-42 (2014).

Lundy, L. “Face to face: children and young people’s right to participate in public decision-making”. In Tali Gal and Benedetta Faedi Duramy (eds). International Perspectives and Empirical Findings on Child Participation: From Social Exclusion to Child-Inclusive Policies, Oxford: Oxford University Press. pp. 357-380 (2015).

Matthews, G. The Philosophy of Childhood. Cambridge: Harvard University Press. 1994.

Murris, K. The posthuman child: Educational transformation through philosophy with picturebooks. Routledge. 2016.

Nishiyama, Kei. "Deliberators, not Future Citizens: Children in Democracy". Journal of Public Deliberation, 13 (1) (2017).

Rollo, T. “Democratic Child’s Play. Natality, Responsible Education, and Decolonial Praxis”. In Thinking, Childhood, and Time. Contemporary Perspectives on the Politics of Education, eds. Walter Omar Kohan and Barbara Weber, London: Lexington Books, pp. 145-160 (2020).

The United Nations. Convention on the Rights of the Child. 1989.

Visniec, Mátei. “Espere o calorão passar”. In: Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias. São Paulo: Editora Realizações, pp. 23-28 (2013) .

Webgraphy:

https://www.youtube.com/watch?v=ikN-LGhBawQ, acedido a 9 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-25

Como Citar

MATOS, Susana brissos; VIEIRA, Paula alexandra. a filosofia da infância e a participação política das crianças: desafios poli(s)fónicos. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–23, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.70501. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/70501. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: filosofia na e para além da sala de aula; fpc através de diferenças culturais, sociais e políticas