infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância

Autores

  • eloisa acires candal rocha Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância. Professora permanente do PPGE da UNOESC - SC.
  • márcia buss-simão Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero - GEDIG-PPGE-UNISUL Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577

Palavras-chave:

educação infantil, infância, experiência.

Resumo

O presente artigo traz reflexões que envolvem infância e experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas e da educação infantil.  Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimita estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivas

Biografia do Autor

eloisa acires candal rocha, Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância. Professora permanente do PPGE da UNOESC - SC.

Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil.

márcia buss-simão, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero - GEDIG-PPGE-UNISUL Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores realizando, no momento, parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, corpo, movimento, educação física escolar e desenvolve pesquisa em educação.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

rocha, eloisa acires candal, & buss-simão, márcia. (2017). infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância. Childhood & Philosophy, 14(29), 27–42. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577

Edição

Seção

dossiê