considerando as posições de sujeito com biesta

Autores

  • riku välitalo Oulu University, Finland

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29936

Palavras-chave:

filosofia para crianças, subjetividade, gert biesta, comunidade de investigação filosófica, educação

Resumo

As pessoas que participaram da conferência ICPIC no último verão tiveram a oportunidade de considerar algumas perspectivas oferecidas pelo renomado pesquisador e pensador educacional Gert Biesta. Sua apresentação em Madri focalizou-se em explorar o significado educacional de se fazer filosofia com crianças a partir de um ponto de vista particular. Biesta tratou da questão sobre se o movimento da Filosofia para Crianças pode oferecer algo a mais do que uma cabeça esclarecida, ou seja, um pensador crítico, criativo, atencioso e colaborativo. Para passar a mensagem, ele analisou alguns padrões mais amplos no campo educacional, como o surgimento da linguagem de aprendizado em vários meios educacionais. De acordo com Biesta, essa mudança criou tendências convergindo para um egocentrismo na educação. Ele articulou uma posição de sujeito a partir da qual nós podemos começar a tentar atingir o coração e a alma dos outros. No que se segue, eu explorarei esta diferente concepção de posicionar estudantes baseado na minha leitura nos estudos de Filosofia para Crianças e na fala de Gert Biesta, acompanhada de minhas leituras de seus outros trabalhos. Oferecerei algumas visões que parecem implicar conexões entre os estudos em Filosofia Para Crianças e Biesta. Além disso, colocarei algumas questões que a fala provocou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

riku välitalo, Oulu University, Finland

Riku Välitalo teaches at a Teacher Training school of Oulu University (Finland) and has practiced Philosophy for Children pedagogy for almost ten years. He is also a postgraduate student at the University of Oulu, where he delivers courses on teaching ethics on K-12 level.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

VÄLITALO, Riku. considerando as posições de sujeito com biesta. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 557–566, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.29936. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29936. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê