a solidariedade política de uma república escolar segundo carlos norberto vergara
Palavras-chave:
alternative education. Political solidarity. Republican school. Carlos Norberto Vergara.Resumo
No fim do século XIX no começo do século XX um pedagogo de Mendoza, C. N. Vergara (Mendoza, 1859-1929) faz a experiência em Buenos Aires, Argentina, de uma república escolar animada por uma política solidária. Com esse escrito pretendemos situar a experiência para tencionar as noções de república-instituição educativa-política e solidariedade. Tomamos como pre-texto para provocar a que estão incidentes do século XXI. Alguns testemunhos que dizem sobre a vida que circula desde fora e desde dentro das instituições educativas. Incidentes que como exercícios de pensamento nos dão o que pensar. A infância literal dos primeiros anos de vida, a de Josefina e a de Milena, nos testemunhos adultomorfos que se entregam a “experienciar” a possibilidade sempre aberta da emergência de um sujeito que eclipsa. Mas também daquela infância escolarizada à qual o devir infante teve uma intervenção institucional. A instituição educativa argentina, especificamente na Escola Normal Mista de Mercedes se apresenta em toda sua potência na afirmação de um lugar em que o filosofar e, para uma filosofia mobilizante e mobilizadora que não permaneça dentro dos muros mas que os atravesse e transborda na rua na renovação dos atores, dos atos e suas execuções.Downloads
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Publicado
2013-01-08
Como Citar
ALVARADO, Mariana. a solidariedade política de uma república escolar segundo carlos norberto vergara. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 405–420, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20730. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos