o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo

Autores

  • darren chetty Institute of Education, University of London

Palavras-chave:

Community of Enquiry, Community of Inquiry, Race, Racism, Whiteness, Multiculturalism, Diversity, Picturebooks

Resumo

Mesmo se o racismo é amiúde invocado como prova da necessidade urgente de Filosofia para Crianças, há muito pouco na literatura atual que aborde o tema. Sobre a base da Teoria Crítica da Raça (CRT) e o campo relacionado de Estudos Críticos da Brancura (CWS), se argumenta que o racismo está profundamente enraizado culturalmente na sociedade, e é melhor entendido no contexto da “brancura”. A partir de uma análise dos livros ilustrados desde uma perspectiva da CRT, livros que foram recomendados como pontos de partida para a investigação filosófica do multiculturalismo, do racismo e da diversidade – Elmer e Tusk Tusk de David McKee, sustento que, bem que se considere usualmente que o uso de histórias com animais oferece às crianças uma distância cômoda dos temos emocionalmente desafiadores, isto tem por efeito de separar o racismo de suas realidades temporais e espaciais, o que limita mais do que aumenta as oportunidades para comprometer-se com ele filosoficamente. Argumento a favor da prática de “ler contra o texto” e considerar os obstáculos epistemológicos e práticos a esta prática sobre a base de minhas próprias experiências de discutir questões raciais com os praticantes de P4C (filosofia para crianças) no Reino Unido. Trato de ilustrar como a seleção dos materiais recomendados, junto com os princípios comumente defendidos na P4C, configuram um clima no qual é muito pouco provável que se produza um compromisso filosófico com a raça e o racismo que considere o discurso da “brancura”. Isto me leva a colocar a ideia da comunidade de investigação encurralada.

Biografia do Autor

darren chetty, Institute of Education, University of London

Doctoral Candidate, Institute of Education, University of London

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

chetty, darren. (2014). o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo. Childhood & Philosophy, 10(19), 11–31. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20689

Edição

Seção

artigos