filosofia para crianças, “aprendização”, sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30014Palavras-chave:
filosofia para crianças, aprendização, comunidade de investigação, racismo, razoabilidadeResumo
Gert Biesta apresentou-se na conferência ICPIC 2017 e publicou seu artigo neste Dossier. Neste artigo pretendo colocar em pauta a sua apresentação, a prática da Filosofia para Crianças, a partir do trabalho sobre racismo e a Comunidade de Investigação. Faço isso indagando duas questões principais: 1) A filosofia para Crianças é um exemplo do que Biesta trata como “uma 'aprendização' da Educação”? 2) A comunidade de questionamento produz “Sistemas Adaptativos Inteligentes”? Deste modo, tento abrir espaço para contribuições adicionais e investigar sobre as responsabilidades do professor, particularmente em condições de perpetuação de desigualdade racial e o grau de extensão com o qual a abordagem da comunidade de investigação encoraja os participantes a perguntar “vale a pena a minha adaptação a este ambiente?”. Considero esta questão em referência à noção de “razoabilidade” de Matthew Lipman, à frase “a hegemonia da razoabilidade” de Nicholas Burbules, e à noção de “grown-upness” de Gert Biesta. Favorecendo uma análise de comunidade de investigação baseada em contextos observáveis, reflito sobre a experiência de ouvir a apresentação de Biesta em uma conferência internacional sobre Filosofia para Crianças onde tão poucas pessoas de etnias diferentes da branca estavam presentes, e onde à questão do racismo é dada tão pouca atenção, para me perguntar se este seria um meio ao qual valeria a pena adaptar-se, e se minha habilidade em questionar isto está em conformidade ou ela é contrária ao ethos da comunidade de investigação.Downloads
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Publicado
2017-09-08
Como Citar
CHETTY, Darren. filosofia para crianças, “aprendização”, sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 471–480, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.30014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30014. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê