filosofia para crianças, “aprendização”, sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta

Autores

  • darren chetty University College London Institute of Education

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30014

Palavras-chave:

filosofia para crianças, aprendização, comunidade de investigação, racismo, razoabilidade

Resumo

Gert Biesta apresentou-se na conferência ICPIC 2017 e publicou seu artigo neste Dossier. Neste artigo pretendo colocar em pauta a sua apresentação, a prática da Filosofia para Crianças, a partir do trabalho sobre racismo e a Comunidade de Investigação. Faço isso indagando duas questões principais: 1) A filosofia para Crianças é um exemplo do que Biesta trata como “uma 'aprendização' da Educação”? 2) A comunidade de questionamento produz “Sistemas Adaptativos Inteligentes”? Deste modo, tento abrir espaço para contribuições adicionais e investigar sobre as responsabilidades do professor, particularmente em condições de perpetuação de desigualdade racial e o grau de extensão com o qual a abordagem da comunidade de investigação encoraja os participantes a perguntar “vale a pena a minha adaptação a este ambiente?”. Considero esta questão em referência à noção de “razoabilidade” de Matthew Lipman, à frase “a hegemonia da razoabilidade” de Nicholas Burbules, e à noção de “grown-upness” de Gert Biesta. Favorecendo uma análise de comunidade de investigação baseada em contextos observáveis, reflito sobre a experiência de ouvir a apresentação de Biesta em uma conferência internacional sobre Filosofia para Crianças onde tão poucas pessoas de etnias diferentes da branca estavam presentes, e onde à questão do racismo é dada tão pouca atenção, para me perguntar se este seria um meio ao qual valeria a pena adaptar-se, e se minha habilidade em questionar isto está em conformidade ou ela é contrária ao ethos da comunidade de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

darren chetty, University College London Institute of Education

Darren is a doctoral candidate and Teaching Fellow at UCL Institute of Education. He taught in London primary schools for twenty years.

 

His research focuses on Philosophy for Children, Multiculturalism and Racism. He was awarded the 2013 Award for Excellence by the International Council for Philosophical Inquiry with Children (ICPIC) for his paper ‘The Elephant in the Room: Picturebooks, Philosophy for Children and Racism.’

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

CHETTY, Darren. filosofia para crianças, “aprendização”, sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 471–480, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.30014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30014. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê