filosofia e infância: um encontro possível?

Autores

  • conceição gislane

Palavras-chave:

infancia, filosofía, pensar

Resumo

No atual contexto de re-problematização da infância como alvo concreto da reflexão filosófica nos sistemas educativos, está implicada, sobretudo, uma disposição singular de colocação em cena do pensamento infantil como alvo de organização e educação através da filosofia. Embora assentado em outra perspectiva, o Projeto Filosofia na Escola, desenvolvido da Universidade de Brasília (PFE/UNB), é uma dessas muitas experiências de aproximar infância e filosofia. Ocupando-se, afirmativamente, de algumas questões implicadas no alinhamento entre filosofia, infância e educação, este trabalho analisa a visão das crianças sobre a experiência com a prática filosófica nas séries inicias do ensino fundamental, desenvolvida no âmbito da educação pública. Em suas falas, as crianças indicam uma idéia da aula de filosofia como um lugar em que se “aprende” ou se “pensa diferente”. O que se aprende na prática filosófica desses alunos muitas vezes se funde no espaço que a filosofia abre para a própria voz das crianças. Ao falarem sobre a experiência filosófica, elas evidenciam como a experimentação do pensar diferentemente imprime uma marca especial ao seu processo de aprendizagem. Esse novo olhar, muito mais atento e sensível, nos convida a uma experiência em que o ensinar, o aprender e o filosofar com a infância, mais que um exercício possível, torna-se sua principal referência.

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Publicado

2009-06-28

Como Citar

gislane, conceição. (2009). filosofia e infância: um encontro possível?. Childhood & Philosophy, 5(9), pp. 31–52. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20598

Edição

Seção

artigos