o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana

Autores

  • leoni maria padilha henning Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

cuidado – pensamento cuidadoso – Matthew Lipman

Resumo

O tema central sobre o qual versa o presente trabalho é o “cuidado”. Partindo de uma apresentação que traz a problemática à baila, procuramos sugerir a amplitude e a complexidade do tema, para posteriormente, aproximarmos à educação chegando ao contexto desejado para explorarmos os conceitos apresentados: o pensamento cuidadoso em Matthew Lipman. Para o autor, nossa tradição intelectual vem gradativamente aprofundando o que é próprio do pensamento crítico enquanto instância que se distancia daquilo a que designamos como o emocional, o afetivo, ou o conjunto das manifestações dos sentimentos humanos. Lipman, se opondo radicalmente a essa compreensão, propõe o conceito de razoabilidade que implica na conjunção do pensamento crítico, criativo e cuidadoso. É sobre este último que a nossa investigação bibliográfica busca colher as informações, para realizar algumas reflexões, a nosso ver, importantes ao âmbito filosófico-educacional.

Biografia do Autor

leoni maria padilha henning, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1974, obtendo, posteriormente, os seguintes títulos de pós-graduação: 1. Master of Education pela Universidade Estadual do Mississippi (MSU) em 1976; 2. Master of Science pela Universidade Estadual de Iowa (ISU); 3. Doutorado em Educação pela UNESP em 2003. Trabalha com as disciplinas filosóficas na graduação e na pós-graduação do Departamento de Educação da UEL, estando, especificamente, vinculada à Área de Filosofia e Educação.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Como Citar

henning, leoni maria padilha. (2011). o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana. Childhood & Philosophy, 7(14), 191–205. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20566

Edição

Seção

artigos