o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana
Palavras-chave:
cuidado – pensamento cuidadoso – Matthew LipmanResumo
O tema central sobre o qual versa o presente trabalho é o “cuidado”. Partindo de uma apresentação que traz a problemática à baila, procuramos sugerir a amplitude e a complexidade do tema, para posteriormente, aproximarmos à educação chegando ao contexto desejado para explorarmos os conceitos apresentados: o pensamento cuidadoso em Matthew Lipman. Para o autor, nossa tradição intelectual vem gradativamente aprofundando o que é próprio do pensamento crítico enquanto instância que se distancia daquilo a que designamos como o emocional, o afetivo, ou o conjunto das manifestações dos sentimentos humanos. Lipman, se opondo radicalmente a essa compreensão, propõe o conceito de razoabilidade que implica na conjunção do pensamento crítico, criativo e cuidadoso. É sobre este último que a nossa investigação bibliográfica busca colher as informações, para realizar algumas reflexões, a nosso ver, importantes ao âmbito filosófico-educacional.Downloads
Publicado
2011-11-20
Como Citar
henning, leoni maria padilha. (2011). o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana. Childhood & Philosophy, 7(14), 191–205. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20566
Edição
Seção
artigos