reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.79301

Abstract

O presente texto narra uma experiência de formação de alfabetizadores de jovens e adultos: uma alfabetização filosófica de 40 horas com 300 alfabetizadores em julho de 2022, como primeira etapa do Programa “Supera RN” em Pau dos Ferros, dentro da Política de Superação do Analfabetismo do Estado do Rio Grande do Norte (RN). O texto tematiza em que sentido a experiência de Alfabetização filosófica se inspira e ao mesmo tempo se diferencia do curso de Alfabetização oferecido por Paulo Freire em Angicos em 1963. Inspirado na curiosidade e no compromisso de Paulo Freire com os esfarrapados do mundo, o conceito “alfabetização filosófica” propõe uma formação experiencial sustentada nas seguintes disposições: escutar atentamente o mundo humano e não humano que nos rodeia; pensar juntos com cuidado e calma; relacionarmo-nos cooperativa e não competitivamente com as ideias das outras pessoas; perguntarmo-nos, colocando em questão, nossa vida e a maneira como nos relacionamos com ela, num tempo especial, singular, suspendido; conversar como iguais na busca de enfrentar as exigências de nossa comunidade; inventar novas formas de estar com outras e outros. O texto apresenta como essas disposições foram pensadas e praticadas durante a alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN, através de cinco princípios (perguntar; escutar; tempo de infância; igualdade; pensar juntos) e lança algumas perguntas sobre possíveis desdobramentos da alfabetização filosófica no campo de formação de professores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DERRIDA, Jacques. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Revista Cerrados, 2012, v. 21, n. 33, p. 229-251.

DERRIDA, Jacques. Da Hospitalidade. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Tradução de Antonio Romane; revisão técnica de Paulo Ottoni. São Paulo: Escuta, 2003.

FERRACINI, Renato. O corpo-subjétil e as micropercepções. Disponível em: http://webartes.dominiotemporario.com/performancecorpopolitica/textostempoperformance/renato.pdf. Acesso em: 4 ago. 2022.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 [1985].

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021.

KOHAN, Walter. Desafíos para pensar la enseñanza de la filosofía. Cuestiones de Filosofía. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, n. 11, p. 2-4, 2009. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/cuestionesfilosofia/article/view/649.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

KOHAN, Walter. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021.

KOHAN, Walter. Uma viagem de sonhos impossíveis. Rio de Janeiro: Autêntica, 2022.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LYRA, Carlos. As quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira em educação. São Paulo: Cortez, 1996.

PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Entrevista com Paulo Freire, Eja em debate, Florianópolis, a. 3, n. 4, p. 13-27, jul. 2014.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RIO GRANDE DO NORTE, 15ª DIREC. Projeto de alfabetização: Supera RN. Pau dos Ferros, 2022.

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

KOHAN, Walter Omar et al. reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.79301. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/79301. Acesso em: 2 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

experiences