filosofia com crianças: um convite à autogestão
Palavras-chave:
Philosophy, autonomy, freedom, self-managementResumo
Nascida na América do Sul e inspirada no programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, a experiência de Filosofia com Crianças desenvolvida por Walter Kohan entre outr@s filósof@s e educador@s do continente, assume a filosofia como uma experiência do pensamento que modifica a vida de quem a pratica, buscando abrir dentro da escola um espaço para que os indivíduos pensem os mecanismos aos quais es encontram atados, definam e sejam o que querem ser. A filosofia se apresenta como um convite ao docente e ao aluno para construir sua autonomia e ampliar sua liberdade. No presente artigo tomaremos a autonomia como eixo central do movimento de Filosofia com Crianças. Trabalharemos este conceito à luz do autor Greco-francês Cornélius Castoriadis, que nos levará a pensar que, para que seja possível desenvolver a autonomia dentro da sala de aulas é necessário construir uma comunidade de indagação auto gerenciada. Aprofundaremos nessas nossas colocações, com a ajuda de Foucault e sua noção de Poder, Humberto Maturana e suas reflexões a respeito da obediência, Roberto Gómez Bolaños e sua afamada série O Chapulín colorido, entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-22
Como Citar
SALAS, Ana corina. filosofia com crianças: um convite à autogestão. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 91–105, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20670. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos