problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de matthew lipman

Autores

  • leoni maria padilha henning Universidade Estadual de Londrina
  • robson carlos lopes

Palavras-chave:

Filosofia e Educação. Filosofia e Infância. Matthew Lipman

Resumo

Trata-se de uma reflexão acerca dos problemas, limites e possibilidades do ensino de filosofia, a partir das relações entre filosofia e educação, visto especialmente pela perspectiva de Matthew Lipman. Para empreender essa reflexão, num primeiro momento, partimos de alguns questionamentos, tais como: o que é filosofia? Quais suas especificidades? Quais são as exigências para que o pensamento filosófico aconteça? Incluímos em nossa discussão outras questões suplementares tais como: o exame sobre a relação da filosofia com a educação; a análise sobre os limites da filosofia como atividade pedagógica; indicações sobre as aproximações da filosofia à educação, na atualidade; e, finalmente, uma reflexão, embora modesta, sobre uma possível saída para a problemática, envolvendo o ensino de filosofia. Para realizar tais objetivos, procedemos com uma pesquisa bibliográfica, embasados principalmente nas obras de Lipman, tendo sido recorrido outros autores conforme a necessidade de suporte teórico para nossa argumentação. Para concluir, diante da problemática da Filosofia para Crianças e a linguagem no contexto do ensino, anunciamos a importância de considerarmos para futuro estudos, as interrelações entre Lipman e Wittgenstein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

leoni maria padilha henning, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1974, obtendo, posteriormente, os seguintes títulos de pós-graduação: 1. Master of Education pela Universidade Estadual do Mississippi (MSU) em 1976; 2. Master of Science pela Universidade Estadual de Iowa (ISU); 3. Doutorado em Educação pela UNESP em 2003. Trabalha com as disciplinas filosóficas na graduação e na pós-graduação do Departamento de Educação da UEL, estando, especificamente, vinculada à Área de Filosofia e Educação.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

HENNING, Leoni maria padilha; LOPES, Robson carlos. problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de matthew lipman. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 153–177, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20742. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos