O HABEAS CORPUS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: LETRAMENTO JURÍDICO E CIDADANIA

Conteúdo do artigo principal

Luciane Sturm
Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni
Maria Teresa Tedesco

Resumo

Este artigo discute a introdução do letramento jurídico no Ensino Médio por meio do ensino do gênero textual Habeas Corpus (HC), a partir do referencial teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e do Modelo Didático de Gênero (MDG). De natureza qualitativa, bibliográfica e documental, o estudo tem como objetivo apresentar fundamentos e resultados de investigação que culminaram na elaboração de um MDG do HC, tendo em vista sua relevância social e jurídica, bem como suas potencialidades pedagógicas na formação dos estudantes da escola básica, ciclo final. A pesquisa apoia-se na necessidade de promover práticas de ensino de língua portuguesa emancipadoras e contextualizadas que articulem os direitos civis e humanos à formação linguística e cidadã dos estudantes. Como procedimentos metodológicos, foram analisados três HC autênticos, utilizando a perspectiva da Arquitetura Textual, além da sistematização das capacidades de linguagem envolvidas nesse gênero. Os resultados evidenciam as potencialidades da abordagem de ensino a partir de gêneros, assim como o MDG como instrumento pedagógico para o desenvolvimento da linguagem, além de possibilitar e de auxiliar a construção de sequências didáticas sensíveis às demandas sociais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
STURM, Luciane; MENDES LISOT MARTHOS GASPERONI, Marcos; TEDESCO, Maria Teresa. O HABEAS CORPUS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: LETRAMENTO JURÍDICO E CIDADANIA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 53, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2025.95785. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/95785. Acesso em: 4 fev. 2026.
Seção
A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA