v. 8 n. 1 (2014)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2014)

Em 2009 a Revista Arcos Design teve seu primeiro número publicado na versão digital. Passados cinco anos, temos razões pra comemorar. Afinal, foram 49 artigo e mais de 65 articulistas. Muitos deles,  citados em teses e dissertações, fundamentam pesquisas e projetos.

Neste primeiro número de 2014, contamos com a colaboração de vinte e seis articulistas responsáveis por nove artigos – 14 Doutores, 4 Doutorandos, 1 Mestre, 4 Mestrandos, 1 Pós-graduado, 2 alunos de IC. Os trabalhos são resultados de pesquisas desenvolvidas em dez cursos de design de universidades brasileiras – UFRGS, UFRJ, UERJ, UFSC, UEC, USP, UNESP, PUC-Rio, UFBA e UNEB.

Publicado: 10-12-2014

Apresentação

  • Apresentação

    I-V
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13991

Artigos

  • Aspectos que influenciam a seleção de materiais no processo de design

    Eliana Paula Calegari, Branca Freitas de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.10435
  • Design Anthropology e o processo de design: experiência e cocriação no projeto, produção e uso

    Raquel Ponte, Marcos Martins, Lucy Niemeyer
    20-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.12802
  • O positivismo percebido nas etapas de desenvolvimento do DNA da marca

    Jan Raphael Reuter Braun, Dayane Lopes, Leandro Werner, Richard Perassi, Luiz Salomão Ribas Gomez
    36-48
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13020
  • O Diagrama e o design da informação na arquitetura contemporânea

    Ana Paula Silva Rocha, Daniel de Carvalho Moreira
    49-61
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13082
  • A identidade de um perfume: análise da relação entre design de embalagem e mensagem publicitária

    Camila Assis Peres Silva, Clice Sanjar Mazzilli
    62-77
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13926
  • Panorama da pesquisa em Design no Brasil: a contribuição dos Programas de Pós-Graduação em Design nas pesquisas científicas e no desenvolvimento da área

    Erica Pereira das Neves, Dailene Nogueira da Silva, José Carlos Plácido da Silva, Luis Carlos Paschoarelli
    78-95
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13927
  • A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem

    Ricardo Artur Carvalho, Jackeline Lima Fabiarz
    96-113
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13928
  • Jornalismo online e design de interfaces: avaliação comparativa da usabilidade dos sites G1, Folha de São Paulo e Estadão

    Alberto Santágueda, Lisle Menezes, Luiz Agner
    114-131
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13929
  • Diagnose ergonômica das condições da iluminação em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal

    Fernanda Sales, Suzi Maria Mariño, Sydney Freitas
    132-155
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13930