A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem

Autores

  • Ricardo Artur Carvalho ESDI/UERJ
  • Jackeline Lima Fabiarz PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13928

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, educação, arquitetura

Resumo

O artigo baseia-se numa tese de doutorado e discute o papel das salas de aula no ensino do design. Assume-se uma abordagem interdisciplinar e argumenta-se contra as salas de aula que reproduzem modelos disciplinares. Aborda-se a gênese da sala de aula moderna e a manutenção das organizações espaciais à despeito das concepções pedagógicas. Conclui-se sobre a importância de se analisar as formas de uso e apropriação desses ambientes a partir de práticas e interações concretas em consonância com o projeto pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

CARVALHO, Ricardo Artur; FABIARZ, Jackeline Lima. A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 96–113, 2014. DOI: 10.12957/arcosdesign.2014.13928. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/13928. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)