A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13928Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação, arquiteturaResumo
O artigo baseia-se numa tese de doutorado e discute o papel das salas de aula no ensino do design. Assume-se uma abordagem interdisciplinar e argumenta-se contra as salas de aula que reproduzem modelos disciplinares. Aborda-se a gênese da sala de aula moderna e a manutenção das organizações espaciais à despeito das concepções pedagógicas. Conclui-se sobre a importância de se analisar as formas de uso e apropriação desses ambientes a partir de práticas e interações concretas em consonância com o projeto pedagógico.Downloads
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Publicado
01-06-2014
Como Citar
CARVALHO, Ricardo Artur; FABIARZ, Jackeline Lima. A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 96–113, 2014. DOI: 10.12957/arcosdesign.2014.13928. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/13928. Acesso em: 25 jan. 2025.
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Artigos
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