A identidade de um perfume: análise da relação entre design de embalagem e mensagem publicitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13926Palavras-chave:
Perfum, Design, Publicidade, BrasilResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado na área de design de embalagens para perfumes, cujo objetivo é investigar as possibilidades de tradução dos cheiros em elementos visuais. Em paralelo ao papel do design na comunicação dos efeitos que um perfume propõe desencadear, temos a mensagem publicitária com seu forte apelo verbal. Argumentamos que, para um resultado eficaz, o design deve estar em consonância com tal apelo verbal. Um dos vieses dessa pesquisa de doutorado é investigar a relação que embalagem e mensagem publicitária podem estabelecer. Nesse artigo apresentamos um estudo inicial que explora a percepção do consumidor quanto a relação entre linguagem visual e verbal. Para tanto, selecionamos um caso real de mercado, no qual o consumidor não tem contato com o produto, isto é, um catálogo virtual de perfumes. Realizamos uma pesquisa virtual com consumidores para identificar se as mensagens publicitárias estavam em consonância com a embalagem dos perfumes. Os resultados são aqui apresentados e discutidos.Downloads
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Publicado
01-06-2014
Como Citar
SILVA, Camila Assis Peres; MAZZILLI, Clice Sanjar. A identidade de um perfume: análise da relação entre design de embalagem e mensagem publicitária. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 62–77, 2014. DOI: 10.12957/arcosdesign.2014.13926. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/13926. Acesso em: 26 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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