Design Anthropology e o processo de design: experiência e cocriação no projeto, produção e uso
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.12802Palavras-chave:
Design Anthropology, criatividade, produção, uso.Resumo
Associa-se comumente o design ao projeto e à criatividade, sendo apartado da materialização e do uso dos objetos. Vê-se a produção como mera execução mecânica, e o uso, consumo passivo. Este artigo identifica duas dicotomias (design vs. produção e design vs. uso), que um novo campo emergente – Design Anthropology – visa questionar. O objetivo é mostrar como a criatividade não cessa na ideação e como há outros criadores envolvidos, além do designer, nesse processo que inclui a experiência e nunca está inteiramente acabado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Ponte, Marcos Martins, Lucy Niemeyer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.