Diagnose ergonômica das condições da iluminação em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13930Palavras-chave:
Ergonomia, Design Universal, Iluminação, AcessibilidadeResumo
Este artigo apresenta os resultados da análise de salas de aula de escola públicas e privadas na cidade de Salvador, Bahia, visando investigar a iluminação existente e o seu estado atual nesses espaços. Verifica as mudanças necessárias para essas iluminações e se os seus índices estão adequados com o grau de conforto lumínico dos usuários indicado em normativas, relacionando-as com as recomendações ergonômicas e design universal. Esta análise adota a metodologia ergonômica, passando pelas etapas da apreciação e da diagnose ergonômica associando-as aos princípios do Design Universal. Realizou-se a apreciação e diagnose ergonômica, onde salas de aula foram analisadas. Buscou-se com este trabalho a elaboração de recomendações lumínicas a serem utilizadas para o desenvolvimento de projetos em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal, possibilitando assim que a mesma se adeque a qualquer usuário e que a diversidade humana seja assim considerada, garantindo melhor qualidade de vida.Downloads
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Publicado
01-06-2014
Como Citar
SALES, Fernanda; MARIÑO, Suzi Maria; FREITAS, Sydney. Diagnose ergonômica das condições da iluminação em sala de aula a partir da ergonomia e do design universal. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 132–155, 2014. DOI: 10.12957/arcosdesign.2014.13930. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/13930. Acesso em: 25 jan. 2025.
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Artigos
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