A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: uma síntese
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.66064Palavras-chave:
Literatura para crianças e jovens, Design de livros, Design na Leitura, Formação visual.Resumo
Compreendendo que o livro de literatura para crianças e jovens encontra na relação verbo-visual o espaço propício à fruição, a pesquisa, apresentada aqui em síntese, assumiu por objetivo estabelecer a relação entre o Design presente nesses objetos e o processo de formação visual do leitor. Para isso, propõe-se, por meio de análise gráfica dos livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, a organização de um panorama a respeito da progressão de complexidade gráfica, relacionando os aspectos gráficos com o desenvolvimento escolar do leitor na Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir dos resultados encontrados, identificando que o conteúdo gráfico e imagético tende a diminuir em quantidade e a simplificar-se conforme o estudante avança nas etapas escolares, propõem-se intervenções para a modificação desse cenário a partir de propostas de formação direcionadas aos mediadores de leitura, dentre eles os designers.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-04-2022
Como Citar
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima. A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: uma síntese. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 49–72, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2020.66064. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/66064. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.