Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista SOLETRAS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Informações gerais

Revista Soletras publica, em edições online, semestrais, trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, com titulação mínima de doutor, e de mestrandos ou doutorandos em coautoria com professores e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Os números regulares são organizados com base no dossiê, com edições que intercalam Estudos Literários e Estudos Linguísticos. A revista publica artigos e resenhas vinculados a todas as áreas de conhecimento do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística – PPLIN (Estudos Linguísticos/ Estudos Literários).

A contribuição dos artigos deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista. As resenhas devem referir-se somente a obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos três últimos anos.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, francês, inglês ou espanhol. Para artigos escritos em português, precedem obrigatoriamente o texto Título, Resumo e Palavras-chave, seguidos de Title, Abstract e Keywords. Para artigos escritos em inglês, francês ou espanhol, Título, Resumo Palavras-chave que precedem o texto principal devem ser escritos no idioma do artigo, seguidos obrigatoriamente de Título, Resumo e Palavras-chave em português.

Trabalhos fora das normas não serão submetidos à avaliação.

Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

2. Apresentação dos trabalhos

Encaminhamento: O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. Após seguir essas etapas, deve(m) ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o 

processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, respeitando os cinco passos:

1 - Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está(ão) de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;

2 - Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, instituição, resumo da biografia com a titulação completa do(s) autor(es), título e resumo;

3 - Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4 - Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice do texto principal ou como anexo a ele, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si;

5 - Confirmação: concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos descritos, o(s) autor(es) deve(m) aguardar o e-mail do editor. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores pelo Conselho Editorial ou pelos editores da revista.

3. Preparação dos originais

3.1. Apresentação

A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do texto, adentramento 1,25cm para assinalar início de parágrafo, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm e extensão mínima de 12 e máxima de 25 páginas, modo justificado, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices. Deve ser submetida versão do trabalho sem identificação de nome e a filiação do(s) autor(es).

3.2. Estrutura do trabalho

Para elaboração do artigo, o(s) autor(es) deve(m) obedecer à seguinte sequência:

Título: o título do artigo deve aparecer, tamanho 14. em caixa baixa, somente a primeira letra em maiúscula, em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples;

Resumo: duas linhas após o título virá o Resumo, de, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 200, contendo tema do artigo, objetivos, referencial teórico, resultados obtidos e conclusão, sem adentramento e em espaçamento simples, seguido de três a cinco Palavras-chave, separadas por ponto;

Título do artigo em inglês: para artigos redigidos em português, francês ou espanhol, insere-se o título em inglês duas linhas após as Palavras-chave, em espaçamento simples, em negrito, caixa baixa, com a primeira letra maiúscula;

Abstract: versão do resumo, em inglês (para artigos redigidos em português, francês, espanhol), precedida da palavra Abstract, em caixa baixa, em espaçamento simples, na segunda linha depois do título do artigo em inglês;

Keywords: versão das Palavras-chave, em inglês (para artigos redigidos em português, francês, espanhol), precedida da expressão Keywords, em caixa baixa, espaçamento simples, na segunda linha depois do Abstract;

OBS.: Os artigos redigidos em inglês devem inserir a versão em português do título, do Resumo e das Palavras-chave.

Texto: o corpo do texto inicia-se na segunda linha abaixo das Palavras-chave, espaçamento um e meio;

Subtítulos: os Subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço 1,5 antes do texto que os segue;

Referências: sob o subtítulo Referências, em caixa baixa, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser listadas as referências em ordem alfabética e cronológica, indicando-se todas as obras citadas no corpo do texto, separadas por espaço simples, na segunda linha após o texto, sem adentramento. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 da ABNT.

3.3. Citação no texto

Para citação com mais de três linhas, todo o texto deverá ser deslocado em bloco com adentramento de 4 cm, com fonte tamanho 11, sem aspas ou itálico, com espaçamento simples e espaço de 2 linhas antes e depois do texto.

Citação com menos de três linhas deve ser inserida no texto corrente, usando-se aspas. Nomes e/ou sobrenomes de autores citados no corrente texto devem figurar em fonte normal; sobrenomes citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA. Toda citação deve indicar autor, ano e número da página entre vírgulas.

3.4. Notas

Devem ser posicionadas no rodapé da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as notas devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito após qualquer pontuação.

3.5. Ilustrações

As ilustrações (tabelas, fotos, gráficos etc.) devem apresentar as respectivas legendas numeradas, indicando-se, no texto, sua localização. Na hipótese de ilustrações já publicadas, a fonte deverá ser mencionada, respeitando as regras de direitos autorais.

3.6. Tabelas e quadros

O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado, iniciado pela expressão Tabela 1 em negrito, seguido por hífen e pelo título sem destaque, na mesma fonte e tamanho do corpo 

corpo do texto; o título de IlustraçõesQuadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro, alinhada à esquerda.

3.7. Anexos ou Apêndices

Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e dentro do limite das 25 páginas do artigo, Anexos ou Apêndices, seguindo a formatação dos subtítulos, devem ser incluídos no final do artigo, após as referências.

4. Formato da resenha

A resenha deve conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, em corpo 12, deve(m) vir na segunda linha abaixo da referência da obra resenhada, precedido(s) pela expressão “Resenhado por [nome(s) do(s) autor(es)]”, seguida de nota de rodapé contendo as seguintes informações: sigla e nome por extenso da instituição a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e E-mail opcional.

O texto da resenha deve vir na segunda linha abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) em Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

A configuração da página é a seguinte: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm; extensão mínima de 4 e máxima de 8 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices; adentramento: 1,25cm para assinalar início de parágrafo; espaçamento: 1,5.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB)

     

  2. URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

 

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN)  a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.