O DISCURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DA CAPOEIRA

Lindinalvo Natividade

Resumo


Neste trabalho procuramos fazer algumas considerações sobre o discurso pedagógico desenvolvido a partir de reflexões sobre a prática da Capoeira e seus praticantes. Para compor este trabalho, a metodologia aplicada foi do tipo qualitativa, com base na revisão de literatura. A partir daí abordamos a varias formas de discursos e o conceito de discurso pedagógico em Orlandi (2006). Analisamos especificamente três discursos que em nossa concepção circulam não só o mundo da capoeiragem, mas também transita facilmente pelo mundo da academia, ou seja, o discurso que “o capoeira não cai, escorrega”, o discurso que a Capoeira é uma pratica dialógica, “um jogo de perguntas e respostas” e o discurso sobre as possibilidades de “ensino da prática da Capoeira”.

Palavras-chave: discurso pedagógico, Capoeira, educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional