Metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET): Potencialidades para a EaD
DOI :
https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.29516Mots-clés :
Avaliação Educacional, Qualidade de Ensino, EaDRésumé
O atual cenário brasileiro continua apontando uma forte tendência: a utilização da EaD como facilitadora eminente dos processos de formações profissionais. No ano de 2016, o Centro de Educação a Distância do Ceará ofertou 32 cursos na modalidade EaD, capacitando mais de 4000 professores, gestores escolares e alunos, sendo que 2476 cursistas participaram voluntariamente desta pesquisa, avaliando o curso com base no instrumento de avaliação da qualidade do ensino QEOn, gerando os cinco indicadores. Este estudo aponta para uma das formas de utilização do QEOn para tomada de decisão por parte dos gestores do processo de formação via EaD.
Références
ABBAD, G. S.; ZERBINI, T. E.; DE SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, v. 15, n. 3, p. 291–298, 2010.
ALVES, L. Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011.
APRESSOLA, N. A. Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutorial na modalidade ead. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2010.
MARSH, H. W.; BAILEY, M. Multidimensional students’ evaluations of teaching effectiveness: A profile analysis. The Journal of Higher Education, v. 64, n. 1, p. 1 – 18, 1993.
MARSH, H. W.; HOCEVAR, D. The multidimensionality of students’ evaluations of teaching effectiveness: The generality of factor structures across academic discipline, instructor level, and course level. Teaching and Teacher Education, v. 7, n. 1, p. 9 – 18, 1991a.
MARSH, H. W.; HOCEVAR, D. Students’ evaluations of teaching effectiveness: The stability of mean ratings of the same teachers over a 13-year period. Teaching and Teacher Education, v. 7, n. 4, p. 303 – 314, 1991b.
MARSH, H. W.; ROCHE, L. A. Making students’ evaluations of teaching effectiveness effective: The critical issues of validity, bias and utility. American Psychologist, v. 52, p. 1187 – 1197, 1997.
OZKAN, S.; KOSELER, R. Multi-dimensional students’ evaluation of e-learning systems in the higher education context: An empirical investigation. Computers & Education, v. 53, p. 1285 – 1295, 2009.
PEIXOTO, M. C. L. O debate sobre avaliação da educação superior: regulação ou democratização? In: Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente, Cortez, 2004.
RIBEIRO, G. O; SILVA, T. E. V.; NUNES, A. O.; PINTO, F. A. P.; VASCONCELOS, F. H. L.. Avaliação da efetividade do ensino em um curso de formação continuada semipresencial. In: Anais do Workshop em Informática na Escola 2013, São Paulo, 2013, p. 369 – 379.
RICHARDSON, J. T. E. Instruments for obtaining student feedback: a review of the literature. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 4, p. 387 – 415, 2005b.
RICHARDSON, J. T. E. Students’ perceptions of academic quality and approaches to studying in distance education. British Educational Research Journal, v. 31, n. 1, p. 7 – 27, 2005a.
SEED. Relatório Técnico. Ministério da Educação, 2017. Disponível em :< http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acessado em 12 de janeiro de 2017.
SILVA, T. E. V. et al. QEOn Questionnaire for Assessing Experiences in Virtual Learning Environments. IEEE Latin America Transactions, v. 15, n. 6, p. 1196 – 1203, 2017.
SOBRINHO, J. D. Avaliação institucional: das perspectivas tecnológicas às políticas sociais. In: Avaliação da educação superior. Vozes, 2010.
SPOOREN, P.; MORTELMANS, D. Teacher professionalism and student evaluation of teaching: Will better teachers receive higher ratings and will better students give higher ratings. Educational Studies, v. 32, n. 2, p. 201 – 214, 2006.
TYLER, R. W. A Rationale for Program Evaluation. In: Evaluation Models, (Org.) TYLER, R. W. Kluwer-Nijhoff Publishing, 1993.
VIANNA, H. M. Avaliação Educacional: Teoria, Planejamento, Modelos. Ibrasa, 2000.
YUEH, H.P.; CHEN, T.L.; CHIU, L.A.; LEE, S.L.; WANG, A.B.. Student evaluation of teaching effectiveness of a nationwide innovative education program on image display technology. IEEE Transactions on Education, v. 55, n. 3, p. 365 – 369, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans le Journal sustinere appartiennent à la (s) est (s) concerné (s) auteur (s), avec droits de première publication accordée à la Revue SUSTINERE.
Les articles publiés sont accessibles au public, libre d'utiliser, avec l'attribution obligatoire de l'auteur d'origine, selon le modèle de licence Creative Commons 4.0 adopté par le magazine.
Le SUSTINERE Journal est distribué sous licence Creative Commons Atribuicion 4.0 Internacional.