Pelas veredas da ironia: o homoerotismo em O pecado de João Agonia e O beijo no asfalto
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2012.3843Resumo
Resumo: Sob a perspectiva comparatista, analisamos os diferentes caminhos tomados por Nelson Rodrigues, dramaturgo brasileiro, e Bernardo Santareno, teatrólogo português, naabordagem do homoerotismo em O beijo no asfalto e O pecado de João Agonia, respectivamente. Com interesse em detectar as diferentes configurações do tema e da linguagem discursiva, pretende-se verificar como a ironia, além de estar inserida já na ousadia em se abordar a temática, está presente em seus textos dramáticos. Mesmo trazendo este aspecto, ou justamente por trazê-lo, as configurações homoeróticas masculinas presentes nos textos dramáticos apontam para o contexto sociocultural, para os resquícios do preconceito
que o homoerotismo carrega e que, ao mesmo tempo, faz com que os indivíduos o neguem.
Palavras-chave: Bernardo Santareno. Nelson Rodrigues. Ironia. Homoerotismo.
On the paths of irony: homoeroticism in O pecado de João Agonia and O beijo no asfalto
Abstract: Under the comparative perspective, we aim to analyze the different paths taken by Nelson Rodrigues, Brazilian playwright, and Bernardo Santareno, Portuguese playwright, as
to the approach of homoeroticism in O beijo no asfalto and O pecado de João Agonia, respectively. With the goal of dettecting different configurations of the theme and of the discursive language, we intend to check how the irony, in addition to being inserted already in the boldness in addressing the issue, is present in those dramatic texts. Even for bringing this aspect, or exactly for bringing it about, the configurations of male homoeroticism present in the dramatic texts point at the socio-cultural context, to the remnants of prejudice that
homoeroticism loads and at the same time, makes individuals deny it.
Key words: Bernardo Santareno. Nelson Rodrigues. Irony. Homoeroticism.
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