Modernismo e auto-invenção – uma leitura crítica de Retrato do artista, de James Joyce
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2022.67279Parole chiave:
James Joyce, Retrato do artista, Auto-invenção, Modernismo.Abstract
Tendo como tema a relação existente entre a noção de “auto-invenção” desenvolvida por Declan Kiberd, a obra do romancista irlândes James Joyce e o contexto modernista, o artigo tem como objetivo principal analisar criticamente o ensaio Retrato do artista, escrito por Joyce em 1904. Para tanto, o artigo discute o conceito de ‘auto-invenção’, as linhas mestras que compõem Retrato do artista, assim como a imbricação entre os preceitos e práticas experimentais que marcam o modernismo e o contexto colonial irlandês, tendo como pressupostos teóricos ideias de autores como Terry Eagleton, Richard Ellmann, James Fairhall, Declan Kiberd além do próprio Joyce. Um dos resultados obtidos com a investigação desenvolvida ao longo do artigo é evidenciar como o contexto colonial irlandês em que se deu a escrita de Retrato do artista contribuiu fundamentalmente para o caráter experimental do projeto de auto-invenção que viria a integrar parte considerável da obra de Joyce como um todo.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.