JORNAL IMPRESSO E ENSINO DE LÍNGUA UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DO TEXTO JORNALÍSTICO
Abstract
Com este trabalho pretendemos discutir o uso da Língua emtextos jornalísticos, destacando o papel social do jornal como instrumentode leitura de mundo e opção para aplicar a teoria didática textuala situações concretas de Língua. Para isto, reveremos os conceitosde texto, contexto, intertexto, polifonia e discurso noções essenciaispara se compreender os elementos que compõe o espaço do “diálogo”entre escritor/leitor. Abordaremos, ainda, as diferenças entreautor/enunciador, leitor/enunciatário, enunciado/enunciação, entidadesreais e subjetivas que se manifestam através do texto, comoproduto da manifestação lingüística do homem. Nosso trabalho tem oobjetivo de enfocar o texto numa perspectiva interacional, onde sãoprivilegiados os aspectos sociais da linguagem e os sujeitos participantesdeste processo.Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
