A tradição alternativa do drama alemão. Friedrich Hebbel e seus precursores
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2017.30130Parole chiave:
Friedrich Hebbel, Sturm und Drang, Realismo poético, Tragédia Burguesa, Drama social.Abstract
Há um hiato na história do drama alemão entre o final do romantismo e a segunda metade do século XIX. Nesse período, o gênero da novela e do romance ganharam contribuições importantes no país para a formação do cânone do realismo; os grandes dramas da época, porém, do qual destacamos Maria Madalena (1844) de Friedrich Hebbel, parecem ter sido esquecidos por não se encaixar devidamente às estéticas vigentes em seu tempo. O artigo propõe a obra como parte de uma contracorrente que retoma de certas convenções dramatúrgicas do Sturm und Drang, e que por meio de inovações pontuais, atualiza uma tradição crítica social praticamente esquecida na época da Restauração. Para fins de comparação, analisou-se a peça de Schiller Amor e Intriga (1784), levando em conta os paralelos e diferenças das crises vividas por sua protagonista, Louise Miller, e a Klara de Maria Madalena. Conclui-se que Hebbel ampliou algo que, em Schiller, era apenas uma tragédia amorosa e conflito pessoal entre burgueses e nobres para fazer construir um diagnóstico das condições da pequena burguesia na era da Restauração.
DOI: 10.12957/soletras.2017.30130
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.