O desenho de uma tarefa baseada na Linguística de Corpus: pressupostos teóricos
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14457Parole chiave:
Linguística de Corpus. Abordagem baseada em tarefa. Teoria Sóciointeracionista de ensino-aprendizagem.Abstract
O estudo encontra suporte teórico na Linguística de Corpus (LC), explorandopadrões de linguagem em textos autênticos. Da coleta de 510 artigos publicados em línguaespanhola em dois jornais disponíveis on-line foram selecionadas palavras de conteúdo, como“hecho”, que está presente no corpus com 94 ocorrências. Após isso foram geradas as linhasde concordância da palavra escolhida para perceber seus padrões de uso. Desse modo, pôde-seconstatar que a palavra apresenta padrões diferentes, o que implica consequentemente emdiferentes significações. O artigo apresenta a análise de um item lexical, “hecho”, e afundamentação teórica aponta para o interesse final de ensino e elaboração de tarefa didática apartir de estudos de corpora, do qual a análise de “hecho” faz parte.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.