LENDO E ESCREVENDO COM PRAZER PROFESSORES E ALUNOS REVISITAM MONTEIRO LOBATO
Abstract
Meu trabalho visa a refletir sobre a função do professor emcriar, com seus alunos, pelo exercício produtivo de decifração de enigmaque a linguagem propicia, um espaço de construção de sentidodo texto-contexto, e a demonstrar uma experiência de leitura dosprofessores sobre o processo de leitura e produção de textos dos alunosdo Infantil e fundamental, a partir de uma revisita guiada a MonteiroLobato, vendo-os, professores e alunos, como leitores-sujeitosdo rico sistema expressivo que é a linguagem literária. Para tal, fornecemosinstrumentos para que as crianças e professores quisessem epudessem adentrar-se pelas armadilhas do texto, percebendo, ambos,no enredamento das tramas sígnicas-textuais, as múltiplas possibilidadesde leitura que cada texto apresenta, incentivando-os a criarseus próprios textos ou a recriar a escrita de Lobato.Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.