Memento mori: o zumbi no Gótico americano

Auteurs-es

  • Daniel Serravalle de Sá Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.9275

Mots-clés :

zumbi, gótico americano, cinema de horror, Literatura e História, análise de filme

Résumé

O presente artigo tem como objetivo debater o desenvolvimento da figura do zumbi dentro do contexto do Gótico americano com ênfase em produções cinematográficas dos séculos XX e XXI. Argumenta-se aqui que os zumbis funcionam como uma metáfora cultural de ampla maleabilidade, sendo capazes de refletir uma gama de questões sociopolíticas as quais respondem a conjunturas históricas específicas. De modo mais amplo, discute-se como o zumbi simboliza uma preocupação humana permanente com a decadência do corpo e com morte. Baseando-se em cineastas como Victor Halperin, George Romero, Joe Dante e teóricos como June Pulliam, Kyle Bishop e Elspeth Probyn, argumenta-se que o zumbi é um personagem singular do Gótico no continente americano, cujas raízes não fazem parte do Gótico europeu.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Serravalle de Sá, Universidade Federal de Santa Catarina

Daniel Serravalle de Sá é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Estudos Góticos. Tem experiência nas áreas de Literatura e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes. Nos últimos anos, Daniel tem escrito sobre o gótico e suas manifestações em diferentes contextos culturais.

Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras

Literaturas de Língua Inglesa

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Publié-e

2014-10-13

Numéro

Rubrique

Dossiê: (Re)Leituras do Gótico literário